terça-feira, 15 de dezembro de 2020

Pautas do projeto Jornalismo e Território são publicadas.

Seis jornalistas tiveram suas pautas aprovadas na Região Norte.

Por Elma Asobrab

    
    Seis jornalistas da Região Norte publicaram as pautas aprovadas no projeto Jornalismo e Território da Énois Laboratório de Jornalismo. Para ter as pautas aprovadas, era necessário que os comunicadores tivessem participado da Formação Jornalismo e Território - Edição Norte, conduzida pela Énois através do eixo Jornalismo Local.

    30 vagas foram ofertadas para jornalistas e comunicadores de periferias e favelas da região Norte do país; Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. O curso foi ofertado na modalidade online e teve cerificação de 30h. Foram 10 oficinas gratuitas que trataram dos temas: primeira infância e adolescência e Eleições nas cidades. 

    Após o curso, a Énois abriu um edital para que os participantes pudessem inscrever seus projetos,. Seis pautas seriam escolhida. Os aprovados tiveram orientação da jornalista Camila Simões, doutoranda em Ciência da Comunicação no PPGCOM (UFPA) e teriam que publicar seus projetos, nos veículos informados no ato da inscrição no dia 14 de dezembro.

    As pautas escolhidas foram: 

    1 "Em busca de um lar: Histórias de crianças que passaram por Abrigos", projeto da jornalista Elma Barbosa. Publicada neste Blog Noticiar, no Blog Amazônia em Pauta e nas Fanpages BlogNoticiar e Blog Amazonia em Pauta.

    2  "Projeto Harmonia: 21 anos de música e cidadania no bairro da Cabanagem, em Belém", projeto do jornalista Wellington Frazão. Publicado no SoundCloud do Periferia em Foco e direto na Fanpage do projeto.

    3 "Privações de moradia ‘roubam’ infância de crianças na ocupação Macapá, em Manaus", projeto de Gabriel Veras. Publicada no site Abaré e o podcast vai circular a partir de uma rádio comunitária. 

    4 "Dificuldade no atendimento de saúde pode prejudicar primeira infância no conjunto Amazonino Mendes 2", projeto de Ariel Bentes. Publicada no site Abaré.

    5 "A Grande Coleta de Emaús: Drive Thru da Solidariedade em tempo de pandemia", projeto da jornalista Atácia Santos. Publicada no site do Emaús.

    6  "Uma educação infantil antirracista é possível (e urgente)", projeto de Jaine da Silva. Publicada no site jornal A Tribuna e em sua conta Medium.

    "Que recorde! Turma mais veloz na produção das reportagens até agora. Parabéns pelo comprometimento e pelas pautas, todas muito relevantes", parabenizou Nina Weingrill, Coordenadora do projeto.

    "Parabenizo a todos, todas e todes, pela publicação e o que ela representa - toda a atenção, cuidado e dedicação de cada um! Parabéns, mais uma vez! Concluo com mais um "tô por aqui" - super disponível pra mais projetos lindos, como este! E, aos colegas que produziram este conjunto de riquezas, estamos juntes!", despede-se a orientadora Camila.

Nenhum comentário:

Postar um comentário